20 de Abril de 2024 - Sabado

Padroeira: Nossa Senhora do Rosário

Total de católicos: 1904
Total de evangélicos: 1730
Total de quem não tem religião:

HISTÓRIA DA COMUNIDADE DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
A Paróquia de Santa Maria de Itabira, colocada sob a proteção de Nossa Senhora do Rosário, foi desmembrada de Itabira e erigida em paróquia no dia 1° de abril de 1871, sendo bispo de Mariana, D. Antônio Ferreira Viçoso.
Não se pode precisar bem a data da chegada do primeiro pároco, mas foram encontrados documentos assinados pelo Padre José Martins, em 1872. Ele dirigiu os destinos de sua terra natal até sua morte, ocorrida aos 11 de novembro de 1920. Nos 48 anos de serviço, muito trabalhou na evangelização, cujos frutos perduram até hoje, o que se deduz pela lembrança de seus paroquianos e pela consagração de uma rua da cidade com o seu nome.
Com a sua morte, veio substituí-lo o Sr. Cônego Guilhermino Pereira, nomeado no dia 11 de fevereiro de 1921 e empossado dia 03 de abril de 1921. Natural de Itabira, conquistou logo o coração dos santamarienses, sendo transferido para a cidade de Joanésia em março de 1924.
Por certo tempo, ficou a paróquia sob os cuidados de Sr. Padre Antonio Maurício Medeiros Gouveia, então vigário forâneo de Itabira e do Padre Alípio Odier de Oliveira, vigário em Santana de Ferros.
Em 31 de janeiro de 1926, recebia a provisão de Pároco de Santa Maria o Sr. Padre Estevam Afonso Maria Viparelli, de nacionalidade italiana.
Tomou posse no dia 19 de março de 1926. Iniciou seus trabalhos pastorais com zelo enérgico e pacientemente. Em , foi transferido para Bom Jesus, onde passou três anos.
Em março de 1931, veio substituí-lo o Padre Abelard Fernandes de Oliveira, aqui vivendo por apenas dois anos. Segue-se a rápida passagem do Padre Antonio Aleixo Aguiar e, logo depois, o Padre Sudário Maria Moreira Mendes.
Em 15 de abril de 1934, voltava o Padre Estevam Viparelli, aqui vivendo até sua morte em 12 de outubro de 1956, na Santa Casa de Misericórdia, em Belo Horizonte, ao submeter-se a uma cirurgia. Seus restos mortais foram trazidos para Santa Maria e sepultados no Cemitério local. Padre Estevam tinha 81 anos de idade. Organizou associações religiosas, como o Apostolado da Oração, a Conferência de São Vicente, Pia União da Filhas de Maria, Congregados Marianos, Irmandade do Santíssimo Sacramento, Cruzada Eucarística, e outras.
No dia 05 de novembro de 1956, assumia como vigário da Paróquia, o Padre Luiz Moreira Costa. De espírito empreendedor e dinâmico, com a ajuda da comunidade, construiu esta Igreja e a Casa Paroquial.Faleceu em Belo Horizonte a 18 de outubro de 1974. Durante a sua enfermidade e após a sua morte, diversos padres estiveram auxiliando nos trabalhos na Paróquia, e entre eles, o Padre Joaquim Santana e, o neo-sacerdote, Padre José Cândido da Silva.
Em 20 de dezembro de 1974, o Bispo D. Mário Gurgel da Diocese de Itabira, empossou o seminarista José Cláudio Dias como o responsável pela Paróquia. No dia 19 de abril de 1975 ele foi ordenado sacerdote em solenidade especial para o povo de Santa Maria. Padre José Cláudio foi transferido para Itabira em agosto de 1982.
Em seu lugar, assumiram a Paróquia, os padres Redentoristas Tarcísio Generoso da Fonseca, Luciano Silveira Ivo e Antonio Luiz Ribeiro, trabalhando aqui até dezembro de 1983.
A 04 de janeiro de 1984, assumia o Padre Ergo Dias de Araújo, ficando até novembro de 1985.
Em 20 de dezembro de 1985, D. Mário dava posse ao Padre Afonso Severino dos Santos que aqui permaneceu até maio de 1992. O seminarista Aloísio Carvalho aqui permaneceu auxiliando nos trabalhos. Mais uma vez o santamariense, Padre José Cândido da Silva esteve dando uma assistência à Paróquia.
Padre Renato Menezes Cruz foi empossado no dia 07 de fevereiro de 1993, aqui permanecendo até 06 de fevereiro de 2000.
Padre Geraldo Ildeo Franco recebeu a paróquia das mãos do bispo D. Lélis Lara no dia 13 de fevereiro de 2000, ficando até o dia 21 de janeiro de 2001, quando, a comunidade, celebrando a festa de São Sebastião, recebeu o seu novo pároco, Padre Almir Adomiran Duarte.
Padre Almir foi transferido para Timóteo em 30 de maio de 2004 e, no dia 06 de junho,o Padre Enrico Teodoro da Silva assumiu a Paróquia, permanecendo até fevereiro de 2005. O Padre Cláudio Costa, chegou à Paróquia durante a Quaresma e, logo em seguida, o bispo D. Odilon o empossou como pároco, em reunião festiva com o Conselho Paroquial.
Frei Otaviano de Souza chegou a Santa Maria no ano de 1998, auxiliando o Padre Renato nos trabalhos junto às comunidades rurais e na paróquia. Permaneceu neste trabalho por muito tempo e foi presença querida e amada em nosso meio.
Padre Cléverson esteve conosco por pouco tempo.Padre Cléverson, veio do Espírito Santo, ainda seminarista. Fez estágio nesta paróquia. Depois de ordenado, permaneceu em Santa Maria. Trabalhou, juntamente com Frei Otaviano em 2007 e 2 008. Deu prioridade aos jovens.
Queremos agradecer ao Pai por todas as pessoas dedicadas e de boa vontade que ajudaram na construção do Reino de Deus nesta comunidade: sacerdotes, catequistas, ministros leigos, pais de família, adultos, jovens, crianças - comunidade em geral.
Pe. Hideraldo Veríssimo Vieira assumiu, como Pároco , no dia 1º de fevereiro de 2009.
O Diácono Fernando veio para a Paróquia no dia 02 de fevereiro de 2010 e permaneceu até 31 de julho.
Pe. Elinei Eustáquio Gonçalves veio como Vigário Paroquial e foi apresentado na Paróquia no dia 08 de agosto de 2010.
Pe. Marco José foi empossado como Vigário Paroquial no dia 12 de Novembro de 2011.
Pe. Ernesto de Freitas Barcelos foi empossado como Vigário Paroquial no dia 17 de fevereiro de 2013.
Que Nossa Senhora do Rosário, nossa mãe e padroeira, nos cubra sempre com suas bênçãos.