26 de Abril de 2024 - Sexta-feira

» SÃO SEBASTIÃO (HEMATITA)
Bairro/Localidade: HEMATITA
Comunidade: Hematita
Padroeiro: São Sebastião
Nossa História, Nossa Comunidade, Nossa Igreja
Nossa comunidade foi fundada com a vinda do senhor Joaquim Amâncio e sua família. Sua família iniciou então o plantio de café, mandioca e cana-de-açúcar, para sua subsistência. Esses plantios geraram fonte de trabalho para os habitantes daquela pequena comunidade, que se chamava Cacunda. Aos poucos e com muito esforço, foram surgindo pequenas casas e uma igreja.
O Senhor Joaquim Amâncio, bem idoso, decidiu dividir suas terras, doando uma parte para a igreja e a outra parte deixando de herança para seus filhos. A comunidade, então, foi crescendo e, com a chegada dos exploradores de minério, a pequena comunidade que se chamava Cacunda passou a ser chamada de Hematita, nome dado pelo fato de terem encontrado um minério que levava esse nome, e dentre outros nomes, esse foi o melhor, permanecendo até hoje. Em 2 de janeiro de 1926, devido a grande quantidade de habitantes, Hematita passou a ser Distrito.
De acordo com o 1° livro da Igreja, tendo como termo de abertura, que foi animado pelo Padre José Luis,na data de 04 de novembro de 1925, a Igreja São Sebastião de Hematita leva esse nome porque naquela época havia uma grande epidemia de febre amarela e as pessoas passaram a apegar-¬se a São Sebastião. Com a cura das doenças, o povo passou a ter mais fé no santo, tornando-o padroeiro da nossa igreja.
De acordo com os arquivos da igreja, os primeiros responsáveis foram: l° zeladora Ana Gonzaga; l° tesoureiro Edwirges Mariano de Souza, atuando 40 anos; 2°tesoureiro Geraldo Pereira;primeiros Padres: Estevão Viparelli, José Luiz Barbosa e outros. Adélia Roque de Jesus e seu esposo José Paulino de Oliveira foram grandes colaboradores no desenvolvimento da nossa comunidade e da igreja.Trabalhos desenvolvidos na igreja até hoje: Conferência de São Vicente de Paulo, fundada em 10 de Janeiro de 1935, presidente Alfredo Anício dos Reis termo assinado pelo Padre Raimundo Pereira de Barros; Apostolado da Oração, iniciou em 26 de Janeiro de 1938 presidente Maria Timóteo Fernandes; termo assinado pelo Padre José Soares Guimarães, da paróquia de Antônio Dias¬/ MG, culto dominical os primeiros leigos que celebraram foram Raimundo Sérvulo de Souza e João Avelino de Souza iniciado em 1975 pela comunidade de Melo Viana.
Em nossa igreja há poucos objetos, mas que são importantes: Imagem do Senhor dos Passos, doada por Maria Roberta, que residia na comunidade de Tijuqueiro. Seu marido a agredia violentamente, então ela fez uma promessa que se ele parasse de agredi-la, doaria a Imagem a nossa igreja e a graça aconteceu; Imagem de Nossa Senhora das Dores, doada pelo Padre Estevão Viparelli de Santa Maria de Itabira; Imagem do Divino Espírito Santo, doada por Raimundo Anício Alves; altar onde está o Santíssimo, doado pelo Padre Estevão Viparelli, da igreja de Santa Maria de Itabira; Cruz das Santas missões populares, foi feita por José Paulino e José Izidoro para a missão que aconteceu em data de 16 de maio de 1953; Estátua de Bronze de São Sebastião, doada em data de 19 de fevereiro de 2004, por Xisto Andrade de Oliveira Junior da cidade de Nova Era/ MG,por intermédio de João Agatão de Almeida, que durante um tempo prestou um grande e honrado serviço a nossa igreja; Cruzeiro, doador: Alexandre Torquete, que sempre colaborou com a igreja; Lustres adquiridos na época do Padre Geraldo Ildeo, que os trouxe de São Paulo, mas doados com a colaboração da comunidade; quadros da Via Sacra, doados pelo querido Padre Renato Menezes, entre outros objetos que não sabemos quem foram os doadores o sino e o nosso belo altar. Com o desenvolvimento, o nosso distrito, hoje, possui 354 casas, sendo 75 de evangélicos, 265 católicos e 14 não praticam religião, além de possuir Posto Médico, Escola de 1° e 2° graus, Cartório Registro de Civil e Notas, Sub¬prefeitura, Correio, empresas que oferecem empregos para a população, Supermercados, Transportes escolares e particulares, Policia Militar, entre outros.
E assim continua a história de nossa comunidade com dias vividos, anos passados, que nunca serão esquecidos e que ficarão guardados na nossa vida e na nossa memória!