25 de Abril de 2024 - Quinta-feira

Padroeira: Nossa Senhora da Piedade
Casas católicas:08
Casa de Evangélicos: 03
Atividades existentes na comunidade do Cuité de cima: culto todos os domingos; catequese; sociedade São Vicente de Paulo; Dizimo; Pastoral do Batismo; Grupo de Reflexão.
Responsáveis: Maria Luiza, ministra da Eucaristia, líder da comunidade da catequese e do CPC, equipe de liturgia, Pastoral do Batismo e canto. Sebastião Batista Drumond, ministro da Eucaristia, tesoureiro do conselho, da sociedade São Vicente de Paulo e Pastoral do Dizimo.
Sebastiana Alvarenga, ministra da Palavra, catequista, do grupo de reflexão, da liturgia, de cantos, secretária do conselho e da SSVP.
Erlane Drumond Sant’Ana, presidente da SSVP, canto, liturgia e coroação. Tatiane Aparecida Arruda, vice-presidente da SSVP, canto, liturgia e coroção. Flávio Henrique Drumond, vice-tesoureiro da SSVP, canto, liturgia e coroação. Eliane Rodrigues de Arruda, vice-secretária da SSVP, canto liturgia, coroação.
Padres que passaram pela comunidade do Cuité de Baixo ou seja (Cuité dos Felicianos): Padres: Alípio (Ferros), Nelson (Ferros), Alberto Pereira Gomes (Ferros), Antônio de Pádua (Ferros), Vandique, José Cassimiro (Ferros), Geraldo, Antônio Ribeiro (Santa Maria), Renato (Santa Maria), Afonso (Santa Maria), Araújo (Santa Maria).
Da comunidade do Cuité de cima – Padres: Otaviano, Almir, Eurico, Cláudio Costa e Cleverson (todos de Santa Maria). Antiga comunidade de Cuité de Baixo antiga capelinha.
Iniciou-se mais ou menos pelos anos 30. Neste tempo, havia de 30 a 35 famílias. Começou com a celebração da missa na casa de José Júlio, pelo Monsenhor Alípio, depois José Júlio doou um pedaço de terra para construir a igrejinha e o cemitério. Foi construída uma barraquinha de capim, para celebrar, e mais tarde a capelinha. Colocaram a padroeira Nossa Senhora do Piedade.
O problema é que naquele tempo não se preocupavam com documento. Passaram por lá mais de dez padres. Houve missas, festas, casamentos, batizados, confissões, procissões, levantamento de bandeiras.
No principio, a missa era celebrada em latim, o padre celebrava de costas para o povo, eles não entendiam, mas eram piedosos e davam valor. Depois, mais tarde,passou a missa em português, e a celebração do culto dominical. Isto aconteceu depois do Concílio Vaticano II. Neste tempo já haviam morrido os mais velhos e muitos tinham mudado em procura de vida melhor.
Aconteceu que os herdeiros de José Júlio venderam as terras para Sudário e este para a Cenibra, sem salvar o patrimônio, hoje só resta a igrejinha caída no meio do eucalipto.
Nova comunidade do Cuité de Cima
Sentindo-se a necessidade espiritual deste povoado, Sebastião e Maria Luiza, pertencentes à comunidade de Esmeraldas, resolveram iniciar essa comunidade.
Sebastião conversou com o padre Almir, com o prefeito Jésus e a diretora do Grupo escolar, que motivaram e lhe deram muito apoio. Iniciaram-se nos primeiros dias de aulas de 2002, com a celebração do culto, depois a primeira missa com o Padre Almir.
Dízimo, novena de natal, da quaresma, catequese, CPC, SSVP, coroação de Jesus e de Nossa Senhora, reflexões, preparação para o batismo, festas da padroeira, tudo isso vem acontecendo.
Até nesse momento, aconteceram cinco batizados e cinco primeiras Eucaristias. Passaram por esta comunidade sete padres. Quando iniciou a comunidade, existiam vinte famílias, quinze católicas e cinco crentes.
Hoje, existem dez famílias católicas e cinco crentes, algumas mudaram e algumas pessoas morreram. Das dez que existem, algumas participam só de missa e duas não participam de nada e alguns irregulares, mas participantes.