Santo Antônio de Pádua

Comunidades
Escalas

Palavra do Padre
Para onde me leva a Religião?

Meus irmãos, esse é um questionamento que deve fazer parte das nossas reflexões e orações como cristãos. Fazemos parte de uma Igreja que procura seguir os ensinamentos de Jesus Cristo que se baseiam em: AMAR O PRÓXIMO, PERDOAR, TER COMPAIXÃO e NÃO EXCLUIR AS PESSOAS.

Várias coisas me inquietam no meu ministério de pastor, mas entre tantas coisas, uma me deixa mais incomodado: O DESAFIO DE VIVER E CONDUZIR OS FIÉIS EM UMA VIDA DE VERDADEIRA COMUNIDADE.

Seguir a Jesus Cristo, apesar de saber que haverá perseguição, tribulação, deve ser algo prazeroso. A proposta de Jesus Cristo é para uma Igreja que acolhe a TODOS sem distinção, mas às vezes o lugar onde os marginalizados e pecadores do mundo encontram menos apoio e acolhimento é entre as pessoas que vivem dentro da Igreja, isso é uma contradição com a vida e o projeto de Jesus. Nos preocupamos com belíssimas construções, com liturgias impecáveis, criamos vínculos e formamos "grupinhos" (as famosas panelinhas), mas nem sempre nos empenhamos com o mesmo ardor para tornar a Igreja um local de acolhimento um lugar onde celebramos o reencontro, o perdão e a misericórdia.

Vivemos nos tempos do papa Francisco: uma "Igreja em saída", uma Igreja que não fica presa nas sacristias, mas que vai ao encontro do povo nas periferias da vida. Será que estamos nos dando conta disso?

"Quem não tiver pecado atire a primeira pedra" (Jo 8,7), esse ensinamento de Jesus é brincadeira? Ao proferir essa frase ele estava falando sério ou não? Certamente todos vocês que estão lendo responderão: SIM!

Lógico que sim meus irmãos e irmãs!Este é um dos ensinamentos que os membros de uma comunidade deveriam refletir sempre para não acontecer o que acontece muitas vezes em nossas comunidades; pessoas que se acham acima do bem e do mal e se acham no direito de julgar e atirar pedras nos outros. Eu não quero fazer parte de uma Igreja cujos fiéis carregam pedras para atirar naqueles que erram. Cada um de nós deveríamos fazer um "mea culpa" e entendermos que a nossa Igreja para ser fiel a Jesus Cristo deve: AMAR O PRÓXIMO, PERDOAR , TER COMPAIXÃO e NÃO EXCLUIR AS PESSOAS.

Pe. Rui Rodrigues.

iDizimo.com
Bíblia On-Line
Contato