Diocese de Presidente Prudente

Artista Plástica Luciana Teruz
  São Damião CEFE
Paz e Bem!
Ser um cristão responsável é ser um dizimista consciente.

Comunidade SANTO AGOSTINHO
» História
Rua Minoro Akiama, 222
Bairro: Jardim Santa Eliza
Cidade: Presidente Prudente - SP
Cep: 19.027 030
Antes mesmo de se formar enquanto uma comunidade paroquial, os moradores dos bairros Jardim São Paulo, São Geraldo, Bela Vista e Santa Eliza criaram uma Associação de moradores católicos para viabilizar a construção de uma Igreja Católica nestes bairros. Estes membros e os demais moradores que se associaram compraram um terreno na rua Minoru Akiama, nº 222, lote H, no Jardim Santa Elisa, como proporções de 12x 24m, para a construção da Igreja no dia 04 de abril de 1988.
Neste período as missas eram celebradas pelo padre João do Rio (pois estes bairros faziam parte da Paróquia São José) nas casas dos moradores destes. A catequese então era realizada nas casas dos então catequistas, Sr Antonio Alves (MECE), D. Cleonice Taveira dos Santos e D. Eurídice Carrafa. A compra do terreno e respectivo pagamento ficaram exclusivamente ao encargo dos moradores que, para tanto, valer-se-iam de dízimos, promoções (quermesses, festas, etc.) e contribuições através de um carnê para a finalidade específica de comprar (e pagar) o terreno.
De posse do terreno, os moradores partem então para a construção da Igreja na comunidade. Num primeiro momento o alicerce da Igreja foi construído pelo sistema de mutirão. Depois deste levantado demoram-se aproximadamente 06 meses para que a construção da Igreja tenha prosseguimento, contrata-se então, mão de obra especializada para a construção das paredes da Igreja. O pagamento desta era ação era feito pelos moradores da comunidade através da contribuição para a associação, de dízimo e de promoções. Neste período, tendo em vista que a comunidade não dispunha mais de dinheiro para dar prosseguimento às obras, os moradores recorreram ao Sr. Agripino de Oliveira Lima que já havia doado materiais para construção da igreja, doando inclusive os bancos, para a finalização da obra. A associação (futuramente denominada conselho comunitário) neste período escolheu através de votação o nome do Santo que denominaria a Igreja e comunidade, após verificação junto à Mitra Diocesana, sendo escolhido o Doutor da Igreja primitiva, Santo Agostinho.
A Igreja foi inaugurada no dia 14 de setembro de 1990 pelo então Bispo Diocesano, Dom Agostinho Marochio e pelo então Padre da época Jerônimo Gasques,da São Francisco de Assis da qual a comunidade Santo Agostinho passa a fazer parte.
Desde a compra do terreno à construção da Igreja, a comunidade leva dois anos e cinco meses para concluir este trabalho. A partir de então os cultos, missas e a catequese passam a ser realizados no prédio da Igreja.
Com o passar do tempo, sente-se a necessidade de se construir outro prédio específico para a catequese e demais ações pastorais, onde também poderiam ocorrer diversas reuniões de pastorais da comunidade, do conselho pastoral comunitário, etc.
Para tanto, os membros do Conselho resolvem comprar o terreno ao lado (direito) da Igreja, também à Rua Minoru Akiama, nº 234, para construir neste local o Centro de Catequese da comunidade Santo Agostinho.
Entre o término da construção da Igreja e a compra do terreno e consequente início da construção do Centro de Catequese, a comunidade adquiriu aparelhagem de som, ventiladores, materiais para celebração litúrgica, imagem do Cristo crucificado, imagem do Santo padroeiro para que nossas celebrações tivessem uma adequada realização.
Consultou-se então o pároco, sobre a viabilidade da compra do terreno, já que não dispúnhamos de saldo suficiente em caixa.
Em reunião posterior da Comunidade com o pároco e Bispo, ficou-se acordado que para a compra do terreno o Bispo (Diocese) cobriria um terço da parcela, o pároco (Paróquia) outro terço e a comunidade a completaria. Efetua-se então a compra do terreno aos 17 de março de 1993.
A comunidade para cobrir sua parcela do pagamento, recorreu a promoções como quermesses, festas juninas, bazar da pechincha, assim como um carnê para contribuição das famílias e também através do dízimo.
Em agosto de 1997, a comunidade acertos os documentos tanto da Igreja quanto do Centro de Catequese junto ao Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal e Previdência Social, estando a partir de então sem problemas no âmbito legal com relação à estes edifícios.
Em vista do crescimento do número de moradores nos bairros da comunidade e aumento do número de fiéis, a partir do ano 2000 o conselho pastoral comunitário e o pároco buscaram posteriormente a readaptação da estrutura da Igreja para melhor comportar os fiéis, aumentando o espaço celebrativo no interior da mesma.
A partir de 04 de fevereiro, com a posse do Pe. Luiz Ignácio, o Centro de catequese passa por uma readaptação, com a criação e ampliação da cozinha, readaptação as salas de catequese, bem como a pintura da comunidade.
Em todo este tempo, essas transformações tem ocorrido, devido ao grande esforço do povo de Deus, que se empenham na vida de comunidade e são verdadeiros fiéis junto a colaboração do dízimo.

Coordenação Geral
José Tedeo; 3906-3494 / 99128-9778

Tesoureiro
Mauro: 3906-4847/99781-4897