Diocese de Presidente Prudente

Artista Plástica Luciana Teruz
  São Damião CEFE
Paz e Bem!
A prática do dízimo integra, cada vez mais, a pessoa à comunidade.

Tudo esta pronto. Vinde para a festa! (Mateus 22,4)

Este convite é para mim e para você. Jesus preparou esta festa e nos fez um convite todo especial. Todos nós somos convidados para a festa da Eucaristia. A Eucaristia é a maior e mais bonita festa. Infelizmente muitos recusam o convite alegando uma série de compromissos. Cada qual encontra uma desculpa. Geralmente as pessoas se escondem atrás de milhares de justificativas, nem sempre convincentes. Meus irmãos, esta parábola é para nós uma séria advertência. Mostra que Deus não nos esquece, está permanentemente nos convidando para estar ao seu lado, que nossa companhia, mas é rigoroso e não admite recusas. Ele não aceita desculpas esfarrapadas. Deus é bom, é misericordioso, mas também exigente. Exige fidelidade nos compromissos assumidos. Geralmente quando recebemos um convite, afirmamos: pode contar comigo, estarei lá. E não vamos. Externamos emoção ao receber o convite, deixamos transparecer uma enorme alegria, mas assim que a pessoa vira as costas rasgamos o convite e o jogamos no lixo. Negar um convite de festa de casamento naquela época era o mesmo que dizer que não se simpatizava com a família dos noivos. Este é o sentimento de Deus quando recusamos o seu convite. Os convidados não deram a menor atenção. O amor que Deus oferece é desprezado, recusado, Geralmente falamos não, porque colocamos nossos interesses e novos valores acima dos interesses e dos valores de Deus. Os nossos negócios, os compromissos sociais, a TV e tantas outras coisas nos impedem de participar da vida de comunidade, da santa missa, da Eucaristia. Meus irmãos, que esta parábola sirva para nos ar: o convite está feito, é dizer sim ou não. Não adianta enrolar; é preciso pegar ou largar. Ele não impõe nada à força, não pressiona ninguém. Ele não impõe nada à força como muitos hoje fazem. Tudo o que é imposto à força, perde o perfume do Evangelho. Jesus só faz chegar o convite para todos. Mas Ele é realista. Ele sabe que o convite pode ser rejeitado. “Alguns rejeitam de maneira consciente e sem rodeios” “não quero”. Outros respondem com absoluta indiferença: ignoram. Como seria bom se todos aceitassem com alegria. Mas se não aceitamos, outros serão convidados e aceitam de coração, pois a sala do banquete não pode ficar vazia. Mas tem um detalhe para participar: fidelidade . Não podemos aceitar o convite por motivos e interesses pessoais. É preciso vestir a camisa, se comprometer com a comunidade. Infelizmente o que falta ainda para muitos é compromisso. Quanta gente descomprometida, longe, afastada de Deus. O que Deus mais quer é que todos venham para a festa e principalmente na festa final, que a sala fique repleta de convidados. Meus irmãos, é missão nossa convidar os que estão nas encruzilhadas dos caminhos, sem esperança, e sem futuro. Precisamos anunciar com fé e alegria o convite de Deus anunciado no Evangelho de hoje: Vinde todos para a festa. Paz e Bem!
PE. Luiz Ignácio

Início Paróquia Participe Acontece Paroquiano Contato
SÃO FRANCISCO DE ASSIS / Diocese: Presidente Prudente
Av. Juscelino K. de Oliveira , 2.042 - 19065 300 - Jd. Everest - Presidente Prudente/SP - Fone: (18) 3906-1554