NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO
www.pimaculadaconceicao.iparoquia.com

História da Paróquia
Paróquia Imaculada Conceição - Diocese de Presidente Prudente/SP

São muitos os poetas e artistas, cantores do próprio tempo. Cantam seus heróis, cantam suas façanhas, cantam suas gentes, cantam suas origens. Conheçamos um pouco da caminhada daquele tempo que de simples tempo passou a ser historia.

Os primeiros Migrantes que vieram para esta região no final do século passado e inicio deste, eram em sua maioria procedente do estado de Minas Gerais. Trazia com eles a esperança nas novas terras, como também uma profunda fé em Deus e suas devoções nos Santos e Santas. Este povo logo encontrou uma maneira para expressar e manifestar a sua fé. Percorriam quilômetros e quilômetros em lombos de animais ou em carros de boi e na maioria das vezes a pé para receber os sacramentos: batismo, eucaristia e matrimonio.

No dia 6 de janeiro de 1922 ( Festa dos Santos Reis), Francisco Calixto ergue um cruzeiro na esquina onde hoje se encontram as ruas Rui Barbosa com a avenida Moises Calixto. Este local passou a ser o ponto de referencia e de encontro da fé deste povo. Todos primeiros domingos de cada mês se reuniam para rezar o terço.

Em 25 de setembro de 1925, aos pés deste cruzeiro foi celebrada a primeira missa pelo Pe. José Farias, que residia em Assis. Este Padre percorria a cavalo os povoados e lugarejos que estavam se formando nesta região da Alta Sorocabana. Nesta missa foram realizados os primeiros casamentos e batizados da nossa futura paróquia.

Em 1930, com esforço e donativos do povo erguia-se a primeira capela em honra a Santos Reis e São Sebastião. Era uma pequena construção de madeira, mas que constituiu um marco importante na historia da fé desta comunidade. A primeira missa nesta capela foi celebrada pelo Pe. José Maria Martinez Sarrion, vigário de Presidente Prudente.

Primeira Capela

Em 1936 foi construída uma capela maior, ainda de madeira, que por mais de 20 nos atendeu as necessidades do povo. Em 1957 foi criada a paróquia por Dom José Lázaro das Neves, Bispo Diocesano de Assis. Com isso sentiu-se a necessidade por parte do paroquiano de construir uma igreja um pouco maior e de tijolos. E assim foi sendo construída a nova matriz e inaugurada no ano 1963.

Em outubro de 1994 iniciou-se uma nova ampliação da Igreja, desta vez bem maior e com um estilo de construção moderno. A paróquia de Taciba, criada aos 15 de agosto de 1957, foi dedicada a São Miguel Arcanjo. Por determinação de Dom José Gonçalves da Costa, 2º Bispo Diocesano de Presidente Prudente foi mudado o nome do padroeiro, sendo dedicada a Nossa Senhora da Conceição, cuja a festa é celebrada no dia 08 de Dezembro.
Fotos da Paróquia
NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO - Rua Manoel Hipólito, 961 - CEP: 19590000 - Bairro: Centro - Cidade Taciba/SP
Fone: (18) 3997-1176 - Email: pimaculadaconceicao@hotmail.com