SANTA TEREZINHA
www.stmeninojesus.iparoquia.com

Comunidade: MATRIZ

História
Esta comunidade de fé e esperança tem uma história ilustrada pela dedicação de migrantes nordestinos e imigrantes japoneses.

Com o aumento do núcleo populacional construi se uma capela de madeira que era assistida pelo vigário de Santo Anastácio. Periodicamente vinha o vigário para anunciar o evangelho e administrar os sacramentos. Chama se, nesta época, a capela de Palmitalzinho.

Em 1954, o lugarejo passa a categoria de município com o título de Mirante do Paranapanema, mas só em 1.o de março de 1957 três anos depois da emancipação política é que dá se a criação da paróquia pelo bispo da diocese de Assis, D. Lázaro Neves.

Em 07 de março de 1957, Pe. Ramon Nieto Suarez toma posse da nova paróquia mediante a presença de muitos populares e o delegado do bispo diocesano, Pe. Eugênio Sanches Lopes, vigário da paróquia de Santo Anastácio.

O padre espanhol, vigoroso no trabalho apostólico desempenhou uma missão ampla, em termos administrativos e pastorais.

Tanto é, que no dia 11 de setembro de 1959, com o entusiasmo próprio e da comunidade, o bispo fez o lançamento da pedra fundamental da nova igreja.

No ano de 1963, Pe. Ramon é removido e o substitui o jovem e idealista padre Geraldo Bataglini. Ao assumir os trabalhos, encontra uma grande tarefa: terminar a construção da Igreja Matriz e encerrar outras obras necessárias, tais como: Casa Paroquial, capela de Cuiabá Paulista, Marabá Paulista, entre outras.

No ano de 1966 Pe. Guilherme Herber em tratamento médico, residiu em Mirante do Paranapanema e auxiliou nos trabalhos pastorais, conforme lhe era possível. Padre Geraldo Bataglini permaneceu na direção da Comunidade até o princípio de 1976. Foram treze anos de muitas promoções, construções e formação pastoral do povo Cristão que bem soube captar.

Em fevereiro de 1976, Pe. Aurélio da Silva Ribeiro assumiu a tarefa de vigário da paróquia. Permaneceu somente cinqüenta e dois dias nesta designação, e foi transferido para outra paróquia.

No dia 31 de março de 1976, o alegre Pe. José Sometti, tomou posse como vigário e desempenhou seu pastoreio, neste lugar até o mês de abril de 1979.

De abriu a dezembro de 1979, a paróquia de Mirante do Paranapanema foi assistida precariamente por muitos padres, pois esses tinham seus afazeres nas respectivas paróquias em suas bases. Mesmo sem vigário a comunidade manteve se fiel à liturgia, aos sacramentos e à pastoral. Os ministros Extraordinários da Eucaristia foram grandes orientadores e mantiveram a vida cristã da comunidade.

Em dezembro de 1979, a paróquia recebeu o seu quinto vigário, Pe. João Pereira, que sempre se destacou pela luta na causa do pobre, do excluído e dos sem terra, foi empossado por Dom Antônio Agostinho Marochi. No ato de 1997, o Pe. João recebeu como seu auxiliar o Pe. José Cássio Siqueira que estivera ajudando anteriormente na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Teodoro Sampaio. No ano de 1998, o Pe. João Pereira se afastou da paróquia por um período de dois anos para estudar História da Igreja no Instituto Católico em Paris. Neste ano veio para Mirante como colaborador do Pe. Cássio e Pe. Wilson Cristóvan, vindo da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Presidente Bernardes.
SECRETARIA PAROQUIAL

DE SEGUNDA À SEXTA FEIRA
08:00 ÀS 17:00 HORAS
.
AOS SÁBADOS
08:00 ÀS 12:00

ATENDIMENTO DOS PADRES

TERÇA, QUARTA, QUINTA

08:00 ÀS 12:00 / 14:00 ÀS 17:00

SÁBADOS

08:00 ÀS 12:00
NENHUM REGISTRO NO MOMENTO.
Pastorais
» PASTORAL DO BATISMO
» PASTORAL FAMILIAR
» PASTORAL SOCIAL
» PASTORAL DA SAUDE
» COROINHAS
» CATEQUESE
» MINISTROS
» PEQ. COM. MARIANAS
» PASTORAL DO DÍZIMO
Missas
Domingo / 08:00hs / 19:00hs / Missa
Segunda Feira / 19:00hs / Celebração da Palavra
Quarta Feira: 07:00hs
08/06/2012 - FESTA JUNINA
Descrição: FESTA JUNINA DA COMUNIDADE
Local: Centro de Eventos
Contatos: Secretaria Poroquial
E-mail: psterezinhamirnate@gmail.com
Fone: (18) 3991 1244
NENHUM REGISTRO NO MOMENTO.
Álbum de fotos

SANTA TEREZINHA - R. Amelia Fussae Okubo, 1160 - CEP: 19260 000 - Bairro: Centro - Cidade Mirante Do Paranapanema/SP
Fone: (18) 3991-1244 - Email: psterezinhamirante@gmail.com