25 de Abril de 2024 - Quinta-feira

Padroeiro: São Geraldo
Casas de católicos: 132
Casas de evangélicos: 01
Casas de quem não tem religião: -
Total: 133

Há mais ou menos uns 60 anos, Padre Nelson celebrava aqui missas de 03 em 03 meses,aproximadamente. Padre Nelson vinha de Ferros, a cavalo.
Daí, os proprietários deste terreno: Sebastião Fernandes de Alvarenga e sua esposa Ana Rosa de Alvarenga, muito religiosos, resolveram doar terreno e construir uma igrejinha feita de pau a pique e adobe.
Nesse tempo, a paróquia era de Ferros e a Diocese de Diamantina. Os padres vinham de longe, a cavalo e dormiam nas casas.
O dono do terreno, onde foi construída a igreja, o Sr. Sebastião, era muito devoto de São Geraldo, por isso ficou sendo São Geraldo o padroeiro.
Por volta do ano de 1974, a comunidade estava meio abandonada, há dois anos não vinha padre. Então, a Comunidade Eclesial de Base do bairro Magueira, de Coronel Fabriciano, por intermédio do Sr. José Claro de Lima, liderada pelos saudosos João Pereira da Silva e Januário Pereira reanimaram a comunidade.
Primeiramente vieram visitar, enfrentando poeira, viajando de caminhão, porque as estradas não ofereciam condições para ônibus. Aí resolveram fundar uma comunidade no Tatu, convidaram três pessoas para liderar, marcaram o dia, mas uma delas faleceu antes de assumir e as outras duas não quiseram.
Então, o Sr. Joaquim Fernandes de Souza, que morava a 04 km de distancia do Tatu, assumiu, por um bom tempo e fez um trabalho maravilhoso. Depois os padres que foram chegando pediram que houvesse renovação das lideranças.
O Sr. Joaquim convidou outras pessoas para continuarem a caminhada, pessoas estas que estão conosco até hoje, algumas delas são Ministros da Palavra. D. Rita Mendes, Maria da Conceição, Sônia, e Simônica. Ministras da Eucaristia: D. Rita, Maria e Maria Zélia.
Aqui, temos também a conferência de SSVP, desde 1975.
Objetos doados à comunidade: cálice,j que foi doado por alguns padres, castiçais, campainha, toalhas, imagens, oratórios, colunas.
As pessoas lembram muito dos padres: Alberto e José Cassimiro que celebraram nesta comunidade.