24 de Abril de 2024 - Quarta-feira

Padroeiro: São Joaquim e Sant’ana
Casas de católicos:10
Casas de evangélicos:06
Casas de quem não tem religião: -
Total:16
A comunidade eclesial de São Joaquim e Sant’Ana de Taquaraçu surgiu em 1991, após ser construída e inaugurada a escola do lugar, em terreno doado pelo senhor José Antônio Nicolau. Dizem que o nome Taquaraçu veio por causa de uma espécie de bambu existente no lugar.
A comunidade se juntou a uma parte da comunidade de Cuité, conhecida por Cuité de baixo, formando, assim, um grupo de famílias com dez casas de católicos e seis de protestantes. Um dos grandes desafios da comunidade é a distância existente entre as famílias e a distância entre as residências das famílias e o local (escola desativada) onde acontecem as celebrações e reuniões da comunidade.
Também, é um grande desafio a distância entre a cidade e a localidade, dificultando o acesso das pessoas aos encontros de formação oferecidos pela paróquia e a diocese.
A primeira missa foi celebrada na comunidade, pelo padre Afonso dos Santos Severino, na inauguração da escola. Na época, o padre Afonso era o pároco em Santa Maria.
O primeiro coordenador da comunidade foi Longuinho José ,que animava as celebrações e os encontros. Destaca-se também a passagem da catequista de iniciação Maria Alves, da comunidade do Tatu, que foi a primeira catequista da comunidade. No dia 25 de junho de 1993 aconteceu a primeira eucaristia, pela primeira vez, na comunidade com 10 adolescentes e jovens. A confissão, foi atendida pelo padre Renato Menezes da Cruz.
Com a chegada do padre Renato, em 1993, a comunidade passou a ter missas ou celebrações mensais, o que antes não havia.
Em 1993, assumiram os novos coordenadores: José Felipe dos Reis e José Célio dos Reis. Alguns fatos importantes marcaram a vida da comunidade como a visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida em 1995 e a visita das Irmãs Franciscanas Alcantarinas, em 1997.
Também, em 1997 fez-se a primeira festa em honra aos padroeiros São Joaquim e Sant’Ana, com uma celebração presidida pelos ministros da Matriz. Vale lembrar que somente algum tempo depois a comunidade recebeu as novas imagens trazidas pelo padre Renato, vindo também a imagem de São Joaquim.
Antes era apenas a imagem de Sant’Ana. Não se sabe por que motivo escolheram estes santos como padroeiros da comunidade.
A comunidade acolhe o desafio de fazer acontecer aqui o Reino de Deus. Não somos nós que escolhemos, mas foi Jesus quem nos escolheu, para continuarmos o seu projeto de salvação.
Hoje somos uma comunidade onde se desataca a participação dos jovens nas celebrações, na catequese, na liturgia, etc. Somos células vivas de uma igreja viva e precisamos ser para todos um sinal do Reino que se realiza a partir da doação de todos.