19 de Abril de 2024 - Sexta-feira

Casa de Evangélicos: 16
Total: 128 casas

Córrego da Lage Capela São Sebastião, Padroeiro São Sebastião
Por ouvir dizer de alguns moradores, ficamos sabendo que teve início por volta de 1705, Córrego da Lage, pequeno Vilarejo por sinal muito animado por suas festas de Reinado, Coroação e de Padroeiro, moradores do Gaspar, Vista Alegre, Cordeiro, Chácara, Morro Queimado, Piteira, Mamonas e região andaram léguas a pé ou a cavalo para assistir à missa. As roupas e as asas usadas na Coroação eram confeccionadas por D. Maria da Conceição Martins Lage, que também fazia as velas usadas na capela. Fazia tudo com muito zelo e gosto e grande parte era vendida em Belo Horizonte. A comunidade tem um cemitério local com cruzeiro e uma campa, onde foi enterrada a mãe do Monsenhor Alipio Dier Oliveira. Padre Luis passou para Geraldo Duarte a escritura, reserva da área do cemitério e adro da igreja, temos também um sino na capela. O porquê do nome: corria a noticia entre os moradores que numa lajinha perto do Morro Queimado, onde corria as águas de um córrego, aparecia a Virgem Maria, o povo passou a levar água para cura dos doentes, ao lado do córrego havia uma enorme árvore. Depois, Monsenhor Alipio percebeu que não passava da sombra de uma árvore e pediu que fosse cortada, acabando com o encanto daquelas pessoas. Era o ponto certo onde os tropeiros se arranjavam com suas tropas, rumo a Itabira, ora para Santa Maria, Nova Era, Ferros, Borba Gato. Moravam na comunidade e eram donos das vendas e lojas de tecidos. A venda era de Salvador e Benedito Calixto. Joaquim Moreira morava em um sobrado. Outros moradores eram Augustinho Menezes, Angelina Martins, José Gualberto Lage, Juquinha, Sr. Paulino, Sr. Jadir, Sá Ilidia, Martinho Martins Lage, Adílio Martins Lage, Quincas Bachare, Jose Rodrigues o carpinteiro, Sr. Dirceu, Mangela, Ivair, João . XXVII, Maria Vitória, Albertina Moreira, Sr. Elias, Marita, Sá Joana, Sr. La Ferreira, Nilton Oliveira, Celita Lage, Marinho Tomaz, José Cirilo, Maria Barbosa, Jarbas, Dalva, Geraldo Duarte, D. Lucinda, D. Diria, Alice, Sr. Bernadino. Outro acontecimento importante, o Padre João de Oliveira nascido em Córrego da Lage e ordenado em Santa Maria, tinha uma única irmã. Essa faleceu deixando muitos filhos, que foram educados por ele. Por volta de 18 de Março de 1926, na comunidade Córrego da Lage, Padre Estevam Afonso Maria Viparelli foi recebido com festa em tempo de chuvas continuas, lamas e atoleiros nunca vistos, hospedado na casa de Joaquim Claudiano Fernandes. No povoado da Chácara, concentravam-se grandes lavouras de café, Maria Vitória, ex-moradora residente em Santa Maria, nos falou com grande satisfação como era bom morar naquela comunidade. D. Sudária era parteira respeitada na região, residia na Chácara. Contávamos também com uma jardineira que passava dentro do povoado. O motorista era Sanette e o cobrador Sr. Jacó, dono da linha: Levi Guerra. Luzia Martins dos Santos foi professora. A escola recebeu seu nome. Primeiros professores: D. Laura Guimarães Barbosa, D. Tereza Martins, Celeste Lage Caldas, Mirna, Alice, Dorvalina Almeida Lage, Maria das Dores Souza, Maria das Graças, Maria do Amparo, Socorro, Adelmo, entre outros. Os zeladores da capela eram D. Maria da Conceição Martins, Sr. Carlos Martins Lage. Reforma da capela, liderada por Sr. Carlos Martins Lage (Picó) e Israel Martins Lage. Houve alguns casamentos e batizados na capela, Ieda Rodrigues Láge e José Flávio Gonçalves Ferreira, Márcia, celebrante Padre Renato Menezes da Cruz.
Batizados celebrados por Judite, Felipe Assis Duarte Lage e Paulo Miguel Lage em 21/09/97. Celebrados por Padre Renato, Cecília, Rosa Moreira Chaves. Depois, aconteceu a reforma e construção da Sacristia liderada por Sr. Júlio da Cruz residente em Santa Maria, Sr. Robésio, Magda e filhos, Sr. Genésio incentivaram as celebrações e catequese na comunidade.
Catequistas: Mariza, Maria Terezinha, Celeste Caldas, Lacir, Daniel. Incentivaram as Celebrações aos domingos: Edith Martins, Rosaria Alvarenga, Ari Virgílio, Marisa, violonista Lulu e seu Chico de Zelina. Doações feitas por Sr. Pico ao Sr. Plínio, para aumentar a escola. Foi fundado na comunidade o clube 45 liderado por João Guilherme Constante, Adair Guilherme Constante, Sônia Maria Rosa Severiano, Verene Aparecida de Souza e os jovens que movimentavam as festas. Coordenadores e zeladores na época em que Padre Almir era Pároco. Cleonice Oliveira, Cristina Oliveira, Flávio de Souza, ministra Julia Fernandes Silva, depois Marieta dos Santos Rosa. Catequistas Arlem Ermelindo de Souza, Jaciara Vitorino, Vanilza Ventura, Vanilda Natália Ventura. Com a chegada do Padre Eurico, tivemos mudanças e troca de liderança por meio de votação. Sendo hoje os coordenadores atuais: Selma Lúcia da Silva, Maria Josefa de Souza.