24 de Abril de 2024 - Quarta-feira

Casas de evangélicos: 0
Casas de quem não tem religião: 0
Total: 23

A comunidade do Indaiá está localizada no município de Antônio Dias, na região do Vale do Aço e do Rio Doce, Leste Mineiro.
A comunidade surgiu há mais de 200 anos, segundo o relato dos moradores mais idosos, como o de Ambilina dos Santos que diz ser seu avô paterno, Leonardo de Araújo, acompanhado de João Prisco da Silva, os primeiros a ocupar em a parte mais alta da comunidade, pois nas parte mais baixa já instalavam alguns moradores.
Foi lembrado o nome de 24 famílias até a chegada dos outros dois moradores, mas afirmaram outros, que naquela época há aproximadamente 150 anos, havia aproximadamente 60 casas e 100 famílias ocupando a comunidade do Indaiá.
Os primeiros responsáveis pela caminhada da comunidade foram Joaquim Antônio e João Teodoro.
O primeiro padre a celebrar uma missa na comunidade foi Pe. Estevan Viparelli que realizava batizados e casamentos no alto do cruzeiro, marco que simboliza a fé e limita os municípios das cidades de Antônio Dias e Santa Maria de Itabira.
Logo depois, veio o Pe. Irani que celebrava embaixo de um pé de manga, onde também realizava batizados.
O nome da comunidade foi escolhido por causa da abundância de coqueiros de Indaiá existentes no local.
Os padroeiros da comunidade são Santa Efigênia e São Benedito, mas somente o Santo é festejado na comunidade.
O Indaiá tem como padroeiros estes santos por causa de uma graça alcançada através de uma promessa a estes. Assim como o terreno para a construção da Igreja que também foi prometido.
Para a construção da igreja, a comunidade doou o terreno na pessoa de Ambilina dos Santos, a Vó Iná, que escolheu e mediu a área junto com o padre Almir. Também, foram realizados mutirões e os materiais foram doados, tendo à frente D. Zinha e Dimas Alves.
O cruzeiro, perto da igreja, foi D. Zinha quem doou e o antigo, foi feito pelos habitantes. A imagem do santo, que também foi doada por D. Zinha, chegou à comunidade no dia 02 de novembro de 2001, um mês após a chegada do cruzeiro.
O CPC se reuniu, varias vezes, com pessoas mais idosas: Ambilina dos Santos e Brasilina de Araújo, para realizar essa pequena história.