25 de Abril de 2024 - Quinta-feira

Comunidade: Florença
Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

Casas de evangélicos 14

A história da Florença, cujo padroeiro é o honrado SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, teve início com uma pequena construção de pau a pique, na localidade do Jardim.
Só que o local era de difícil acesso, com as estradas em trilhas de boi e muito longe, deveria estar no centro e não em local afastado.
Algumas Missas chegaram a ser celebradas em construção muito rude onde funcionava uma escola, em um local próximo à fazenda Santa Teresa, que, na época, era de propriedade de Carlos Gabriel de Andrade (vulgo Tal Andrade) e, atualmente, pertence a Antônio Magalhães.
Padre Luís resolveu, então, transferi-la para um lugar mais central e de melhor acesso, próximo à sede da Fazenda da Florença. D. Nízia, proprietária da Fazenda da Florença, em reunião com padre Luís, cedeu o terreno para construção da capela.
A capela foi construída com muito esforço, com doações de D. Nízia, seus parentes de Itabira e Belo Horizonte e todos os moradores da redondeza.
A arrecadação de verba era feita com leilões, durante as festas na localidade, e com donativos.
A areia e as pedras para a construção eram retiradas no rio Tanque que corta a região da Florença e os outros materiais eram adquiridos aos poucos.
Os principais operários da construção da capela foram: o próprio padre Luís que não tinha medo do serviço pesado, José Coleta, Paulo Viana, Calú e Nozinho (Passabém).
Em nove de setembro de 1962 foi inaugurada a capela mesmo sem estar completamente terminada. Houve grande festa, com a participação de toda a comunidade e visitantes de Santa Maria, Itabira e Passabém.
Dentre as peças e santos que a capela da Florença possui temos os seguintes registros: O sino veio da Espanha, importado pela mãe do Sr. Cassimiro Carlos de Andrade (bisavô de Elsa e Cassimiro (Miro, Ivan), e junto veio um crucifixo de madeira que ficava na Fazenda.Posteriormente, foi doado à capela, por D. Nízia; os castiçais de madeira foram encomendados por padre Luís, para combinar com o crucifixo. A imagem de Santa Rita foi doada por um primo de D. Nízia. A imagem de Nossa Senhora do Sagrado Coração foi doada por Elsa Cabral. A imagem do Sagrado Coração de Jesus foi doada por padre Luís que juntamente com D. Nízia decidiram quem seria o padroeiro. A imagem de Santo Antônio foi doada por Geraldo Alvarenga. A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi doada por Agostinho Moreira. O Sacrário foi doado por Maria Tereza Fernandes Andrade. A capela tinha o piso de cimento grosso e em 1999 começaram a fazer promoções para a aquisição de cerâmica, granito e materiais para colocação do piso. Nos meses de fevereiro e março de 2000, o serviço foi realizado.
No ano de 2002, resolveram cercar o terreno da capela e novamente foram realizadas promoções e leiloes para a aquisição de tela, estacas de cimento, portões, bloquetes e outros materiais necessários e, também, o pagamento dos pedreiros.
No ano de 2003, foi realizada uma reforma geral da capela. Construção da sacristia, da capela do Santíssimo e novo altar, banheiros e reforma geral.Coordenaram todo o serviço Jane e Emilson Bretas que doaram toda a verba necessária para o serviço. A comunidade realizou promoções, posteriormente, para pagar parte do dinheiro utilizado.