19 de Abril de 2024 - Sexta-feira

Padroeira: Santa Terezinha
Casas católicas: 32 casas
Casa de Evangélicos: 04 casas
Casas de quem não tem religião: -
Total: 36 casas

A comunidade do Cotovelo teve inicio no ano de 1979, na época em que o pároco de Santa Maria era o padre José Cândido da Silva.
O primeiro culto que foi celebrado na nossa comunidade aconteceu em um casebre que havia na boca da ponte de arame e que na época era usado como escola. Quem dirigiu este primeiro culto foi D. Ivone auxiliada por Ildeu Bretas, Juracy e Messias.
A partir daí, as pessoas continuaram se reunindo em diversos locais, para rezarem. Eram locais improvisados como estábulos, sombra de árvores, e às vezes, na beira do rio.
No ano de 1.982, o padre José Cândido foi substituído pelo padre José Cláudio Dias que logo manifestou o desejo de construir, em nossa comunidade uma capela em louvor a Santa Terezinha.
A imagem de Santa Terezinha foi doada por uma senhora que tinha o nome de Terezinha e que freqüentava a nossa comunidade.
Esta imagem ficou, por algum tempo, em casa de José Pedro Lage, onde a comunidade escolheu para as celebrações.
O terreno para a construção da capela foi doado por José Pedro Lage e Maria das Dores Lage, no ano de 1.982. A construção da capela foi feita com os recursos conseguidos através de doações, trabalhos voluntários e mutirões.
Depois da construção da capela, a comunidade teve vários lideres. Os primeiros foram: Maria das Dores Lage, Jurene de Oliveira Lage, Ana Rodrigues da Silva, Inês Rodrigues da Silva, Maria do Socorro Lage, entre outros.
A igreja conserva ainda alguns objetos da época da sua fundação como, por exemplo, a primeira toalha que cobriu o altar de Santa Terezinha, um Crucifixo e os bancos, que ainda usamos na igreja.
Esta é história da nossa comunidade. Que Santa Terezinha, continue nos guiando em nossa caminhada de fé. Amém.