29 de Março de 2024 - Sexta-feira

Comunidade: Baú/Simão
Padroeira: Nossa Senhora Aparecida
Casas de católicos:48
Casas de quem não tem religião: não tem

Em 1910, existiam poucas famílias e muitas terras, muita fartura e pouco trabalho na comunidade. Algumas famílias se reuniam, para várias orações, caravana de cavaleiros ou a pé, para festa em Conceição do Serro. Foi reanimando a partir de 1910, quando a Sra. Cristina Magalhães, residente em Sabará, com 06 filhos, precisando de trabalho para mantê-los, veio para o Baú. Seu cunhado, deputado, Minervino Betânico, querendo ajudá-la, ofereceu-lhe trabalho em zona rural. Foi então que começou a lecionar. Esse Minvervino entrou em contato com os proprietários, Sebastião Antônio da Silva e família, Caetano Simão, Sebastião Meireles, Antônio Calixto Viana, Francisco Calixto Viana e outros familiares que se juntaram e fizeram uma sala para a professora, ao lado de uma casinha, para ela com seus filhos.
O padre da época era Estevam, vinha à fazenda, uma vez por ano, a cavalo, dormia e ia embora, no outro dia, pra Santa Maria. Em 1940, D. Cristina indicou a filha Maria do Carmo Magalhães para ser professora. Era conhecida como Caçula, e foi nomeada para continuar o trabalho na pequena escola. Uma vez por semana, havia catequese e ensaio de cantos.
A 05/11/1956, chegou o padre Luiz Moreira Costa em Santa Maria, ajuntou as comunidades do Gomes e Baú Simão em D. Rita.
A D. Maria do Carmo Magalhães aposentou-se em 1966 e sua filha, Maria Eliza Guimarães Coelho, continuou a rotina, com o catecismo e animava o grupo de reflexão. A partir daí, a comunidade foi se animando, cada vez mais, com vários casais que vinham de Santa Maria fazer o culto dominical. A primeira Eucaristia foi realizada pelo padre Otacílio, com permissão de padre Luís. Assim foi continuando. Tivemos a visita do primeiro Bispo D. Marcos Antônio de Noronha.
Com a falta do pároco, Sr. Protazio Fernandes pensou em começar a festa de reinado. Procurou o Bispo para pedir permissão para recomeçar. Foi ai que houve a primeira festa celebrada pelo padre Ivanir Américo, sendo rainha Maria Andrade Meireles, o rei, Protazio.
A 23 de maio de 1975, foi apresentado o padre José Cláudio Dias para dar início a mais uma caminhada. Veio para nossa comunidade, Irmão Leones, mandado por D. Mário. Ele preparou 44 jovens para crisma, realizada na capela, por D. Mário, padre Afonso e Irmão Leones.
Passados alguns anos, tivemos a visita de D. Lelis, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. A comunidade sentiu-se feliz e continuou a caminhada com novenas, e o Sr. Protazio Fernandes doou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida à comunidade. O local da antiga escola, transferida para junto da capela, foi doado pelo proprietário Francisco Viana Silva.
Em 1983, a comunidade cresceu mais com a presença de três padres missionários redentorista. Eles se revezavam e celebravam em todas as comunidades, exigiam participação da equipe, apresentada pela comunidade, com a presença do padre Ribeiro, para formar a diretoria. Daí por diante, houve mais conhecimento de alguns, mas poucos interessados em ajudar para continuar a caminhada e a perseverança das famílias. Esperamos que as sementes germinem e deem frutos e mais frutos, em abundância.