28 de Março de 2024 - Quinta-feira

Comunidade: Oriente
Padroeiro: São José

Casas de católicos:35
Casas de quem não tem religião:

Com muita fé, confiança e iluminados pelo Espírito Santo, tivemos a graça de participarmos da primeira Missa em nossa comunidade. Foi no dia 18 do mês de outubro de 1999. Este presente de Deus foi presidido pelo padre Renato. Antes, somente participávamos das missas na Matriz. Com esta missa, o padre Renato plantou essa semente da esperança no coração de cada um dos moradores.
Depois que padre Renato foi embora, o padre Almir continuou com as celebrações da Eucaristia, na casa de alguns moradores e também na borracharia. Era uma bênção, mas, com pouco conforto para quem participava, pois estava ficando pequeno o espaço.
Quando havia muita gente, a missa era celebrada do lado de fora da casa de Dona Conceição e senhor José Luiz ou Laércio e Maria. Após a missa, era servido um café com quitanda. Durante um café, o Espírito Santo, na pessoa de padre Almir, sugeriu que pensássemos em um local para construir uma capela, porque a comunidade estava crescendo. Que bom! Pois o evangelho tocava no coração de cada um. Então pensamos, pensamos, reunimo-nos, discutimos e descobrimos o lugar. Aqui! O terreno foi doado por José Luiz Ventura e Dona Conceição Ventura, que não mediram esforços para a construção deste templo. O sonho estava apenas começando, pois precisava de um arquiteto, um engenheiro e material para construção. Conversando com várias pessoas e, dentre elas Maria Raimunda Guerra Alvarenga (D. Lica), que conversou com o neto Luiz Moreira, Paulo Junior e Rogério Fonseca fizeram projeto. Logo depois, formou-se o grupo de trabalho: Odilon, José Luiz e Luiz Carlos. O trabalho começou com rifas, barraquinhas e muitas doações de pessoas generosas. Construímos a capela. Não queremos citar nomes desses doadores pois poderíamos ser injustos com alguém.
Depois de pronta, foi a escolha do padroeiro, o nome sem dúvida foi o de “São José”. Protetor das famílias. Foi inaugurada no dia 19 de março de 2005, com grande festa. A missa foi maravilhosa, presidida pelo Frei Otaviano. A felicidade brilhava no rosto de cada um, pois o sonho estava realizado. Estava pronta, mas ainda faltava muita coisa como: forro, Sacrário com a presença de Jesus Eucarístico, para adoração. Porém, estávamos felizes, já que poderíamos reunir-nos em um local determinado para as celebrações. Por aqui passaram vários padres como: padre Almir, padre Eurico, padre Cláudio, Frei Otaviano, padre Cleverson e como ministra, Dona Maria Raymunda (D. Lica), que não mediu esforços, pedindo favor a sobrinhos, netos, para trazê-la e celebrar a Palavra de Deus conosco.
Só temos que agradecer a Deus por todos que colaboraram nesta obra de Evangelização e a presença do nosso atual pároco, padre Hideraldo. Que o Espírito Santo ilumine a todos e que Deus os abençoe.