29 de Março de 2024 - Sexta-feira

Cidade: SANTA MARIA DE ITABIRA - MG
Casas de católicos: 40
Casas de evangélicos: 05
Casas de quem não tem religião: -
Total:45
Histórico da Comunidade Santa Cruz
Em 1991, o prefeito Robésio Alvarenga em seu mandato, sempre fazia reuniões na comunidade juntamente com os vereadores. Nessas reuniões que sempre era feita na casa do Sr. Anselmo, no Quenta-Sol, reuniam-se, também, moradores da Cachoeira, Santa Fé.
Em uma delas, surgiu um assunto que foi bastante aprofundado, pois a ideia do prefeito era de construir uma horta comunitária e uma área de lazer, para os jovens e crianças da comunidade, mas, esta ideia não foi concretizada, pois, nem todos concordaram.
Então, o prefeito fez uma pergunta: o que seria mais importante para atender toda a comunidade? O Sr. Anselmo pediu para que a sua esposa D. Maria respondesse a pergunta do prefeito e ela respondeu: para ela seria muito importante que tivéssemos um lugar público onde pudéssemos reunir, formando uma só comunidade para celebrarmos o culto aos domingos.
E, assim, evangelizar a todos, pois ir à missa em Santa Maria era muito difícil, mesmo assim ela colocou seus filhos na catequese e foi às casas de vários vizinhos e convenceu a eles que matriculassem seus filhos, também.
E assim foram 15 adolescentes que conseguiram fazer a primeira Eucaristia. Mas, um ano de caminhada todos os domingos do Quenta-Sol a Santa Maria não foi fácil.
Agora, mais do que nunca, ela gostaria que, com a ajuda do prefeito, eles pudessem conversar com os atuais donos da fazenda Cachoeira, pois o lugar ideal seria na praça do cruzeiro, onde, no tempo do Sr. Quintiliano Guerra, era usado para Celebrações de Missa.
E assim que D. Maria deu a sugestão o prefeito acatou sua idéia e todos os presentes na reunião a apoiaram e esta questão foi resolvida o mais rapidamente que se possa imaginar. O prefeito conversou com o fazendeiro, que na época era o Sr. Valter Oliveira, e ele cedeu este espaço para os nossos encontros dominicais.
Então, Robésio marcou com o Sr. Anselmo e Manuel para fazer um pequeno mutirão para capinar em volta do cruzeiro, e, assim este mutirão foi composto por Sr. Anselmo Agnaldo, Raimundo José Altino, Manuel Inês, Rosa Vitalina e Maria eles reuniram em um dia de sábado depois do almoço e as três horas da tarde chegaram Robésio e D. Magda trazendo o suco geladinho para o povo , que já tinha terminado o serviço. Então, fizeram ,ali, uma oração de mãos dadas, em volta do cruzeiro ,e pediram a Deus para que um dia ali pudéssemos erguer uma capela.
E a partir desse dia, todos os domingos nos reunimos para celebrar a palavra de Deus. Entre nós sempre estavam D. Rosa e Inês que foram dois pilares muito importantes que doavam suas vidas a serviço da nossa Capela. Não podemos nos esquecer da saudosa D. Madalena que fazia sempre o seu almoço mais cedo aos domingos e saia com sua vassoura nos ombros para varrer o local da celebração. Nunca se esquecia de levar flores para enfeitar o alta. Apesar de sua idade avançada ,ela não media esforços para ajudar. Também não podemos deixar de falar do Sr. Anselmo e Sr. Manuel que foram exemplos de fé e dedicação desde o princípio, como personagens de nossa história, podemos ainda contar com a autora desta idéia que deu certo, D. Maria da Conceição, que deu o primeiro passo para que tudo isto pudesse acontecer.
Assim começou a nossa história.
Tivemos a primeira missa com o padre Afonso. Tivemos a visita do Bispo D. Lélis Lara, visitas das irmãs.
O nome da comunidade foi sugerido por Padre Renato e aprovado pela comunidade e assim ficou – Comunidade Santa Cruz.