18 de Abril de 2024 - Quinta-feira

Padroeiro: São José
Casas católicas: 73
Casa de Evangélicos: 18
Casas de quem não tem religião: -
Total: 91 casas

A comunidade “São José dos Chaves” foi fundada em 1.800. Surgiu a partir de uma grande fazenda de propriedade de Dico Aranda (Fazenda do Tanque), que foi loteada e seus lotes vendidos.
O primeiro morador da comunidade foi Justiliano Teixeira Borges.
O senhor Dico Aranda doou um de seus lotes para a construção da igreja. Como Dico Aranda era devoto de São José e também guardava as chaves dos ranchos de tropeiros que passavam pela comunidade, São José foi escolhido como o padroeiro e a comunidade foi batizada com o nome de São José dos Chaves.
A primeira igreja foi construída por volta de 1.805. Em meados de 1.958, o então pároco padre Luiz Moreira Costa mandou desmanchar essa construção que já estava muito antiga. Foi então construída a atual igreja da comunidade

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO / Diocese: Itabira - Coronel Fabriciano
Praça Sagrados Corações, nº 3 - 35910-000 - Centro - Santa Maria de Itabira/MG - Fone: (31) 3838-1199