28 de Março de 2024 - Quinta-feira

Bairro/Localidade: QUEIROZ
Comunidade: Queiroz
Padroeiro: São Miguel
Casas de quem não tem religião:
O Queiroz pertence ao município de Antônio Dias. É um povoado pequeno. O Manoel Bispo Gonçalves e João Bispo foram os primeiros a morar no Queiroz. Os pais de Manoel Bispo moravam num lugar chamado Prato Raso, que pertence ao Queiroz.
O Manoel Bispo se casou com Maria Niceta Gonçalves e vieram morar no centro do Queiroz, depois vieram os filhos: José Bispo, Manoel, Estelina, Geraldo, Sebastião, Adriana, Jésus.
Depois vieram outros moradores para o Queiroz. E assim foram chegando mais moradores.
A filha de Manoel, a Adriana, se casou com Antônio Pedro e foram para Itauninha. Ali participavam da Conferência São Vicente de Paulo em Itauninha. Todos os domingos os dois iam à conferência, e participavam das missas.
Depois, a comunidade do Queiroz passou a celebrar o culto, na Escola Municipal “Leandro José Guedes”.
O padre Renato celebrou na escola durante três meses, eram poucos os que frequentavam. Então, resolveu mudar o local da celebração.
As missas e as celebrações passaram para a casa de Adriana e Antônio Pedro. A Judite, sempre, ajudando o padre Renato. As celebrações foram na casa de Adriana durante dois anos e oito meses.
O Antônio Pedro doou a terra para a construção da igreja. O Antônio Nascimento (Quincas) deu todo o telhado e a comunidade ajudou com o resto do material.
A Igreja foi fundada em 1987. Durante muito tempo, o padre Renato ficou na nossa comunidade, junto com ele vieram a Rosária, Clarice e Judite.
A primeira festa de Reinado, que aconteceu no Queiroz, foi em 1998 e foi presidida pelo Antônio Nascimento (Quincas) e Dorica Barnabé (Dora).
Foi o padre Renato quem escolheu o padroeiro da comunidade – São Miguel Arcanjo.
Depois do padre Renato vieram outros padres: Frei Otaviano, padre Geraldo, padre Cláudio, padre Almir, padre Eurico, padre Cleverson.
A segunda festa de reinado foi realizada com ajuda do rei José Bispo e a rainha Ana (1999). A terceira (2000), Creusa e João Barnabé da Mota (Dino Mota). A quarta (2001) Antônio Pedro e Perpétua (Peta).
A quinta (2002), Antônio Nascimento (Quincas) e Rosa Maria (Rosinha). Sexta(2003), Patrícia Fernanda e Frederico Augusto. Sétima (2004), Orlando Pedro e Kátia Fernandes. Oitava (2005), Admilson Fernandes e Cláudia Almeida. Nona (2006), José Donato e Flávia Amaral. Décima (2007), Hilton Duarte e Deni Duarte. Décima primeira (2008), Maria da Costa e Ramon Clayton. Décima segunda (2009), Orlando Pedro e Adelina das Graças.
Depois veio o padre Hideraldo, junto com ele veio: Padre Luzardo, Frei Donizete, padre Luís Mendes, padre Dickens.
E assim vamos caminhando mais unidos, com Jesus no coração e pedindo a São Miguel Arcanjo que acompanhe a cada dia de nossa comunidade.
Quem implantou o conselho e ata foi o padre Cláudio. A primeira ata e reunião do conselho foi no dia 11/02/2007. Na ata está tudo escrito sobre as reuniões do conselho. Sobre as festas da comunidade. Sobre as missas que já aconteceram em nossa comunidade. A nossa reunião ocorre uma vez por mês. A Aparecida ficou na liderança por três anos. No dia 08/12/2008, o conselho decidiu trocar de coordenadora, que passou a ser Terezinha. A reunião começa sempre com oração, mas, com a chegada do padre Hideraldo, nós aprendemos como realizar uma reunião.
Agora estamos preparando o ambiente com vela, flores e Bíblia. Logo após a leitura da ata anterior. Vêm as orações do Espírito Santo e do Pai-Nosso. Depois, vem a pauta da reunião. E logo em seguida, discutimos sobre os assuntos. No final terminamos com a oração do Pai-Nosso e as orações da Ave-Maria.