O MENINO JESUS É REFUGIADO NO EGITO - NOVENA DE NATAL 2014 - 6.º DIA

O Menino Jesus é refugiado no Egito
6.º Encontro da Novena de Natal 2014

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Deus nos fala
Leitura do Evangelho de Mateus 2, 16-23.
Vendo, então, Herodes que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irado e mandou massacrar em Belém e nos seus arredores todos os meninos de dois anos para baixo, conforme o tempo exato que havia indagado dos magos. Cumpriu-se, então, o que foi dito pelo profeta Jeremias: Em Ramá se ouviu uma voz, choro e grandes lamentos: é Raquel a chorar seus filhos; não quer consolação, porque já não existem! (Jr 31, 15)
Com a morte de Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egito, e disse: "Levanta-te, toma o menino e sua mãe e retorna à terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do menino." José levantou-se, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel. Ao ouvir, porém, que Arquelau reinava na Judéia, em lugar de seu pai Herodes, não ousou ir para lá. Avisado divinamente em sonhos, retirou-se para a província da Galiléia e veio habitar na cidade de Nazaré para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas: Será chamado Nazareno.


Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor!



Reflexão
Todos nós queremos viver. O Menino Jesus também queria. Os santos inocentes mortos pela violência de Herodes também queriam viver. Herodes mandou matar. Hoje, alguns políticos criam leis que autorizam matar. E os pequeninos no ventre de suas mães tem sonhos que nunca se tornarão realidade. Deus precisa ser protegido do frio, da chuva, da fome e, às vezes, precisa ser escondido dos homens. Mas enquanto ele foge dos homens maus, Ele se deixa aconchegar pelas pessoas bondosas: de José e Maria e de quantos os acolheram no Egito e de todos nós que hoje defendemos a causa da vida. Oremos juntos:
Menino Jesus, em cada criança que nasce, é como se tu renascesse. Jesus, não deixes que nosso coração se torne insensível aos pobres e marginalizados. Ajuda-nos a ouvir o grito dos pequenos, mesmo que distantes. Por Maria, vossa e nossa amada Mãe, te pedimos. Assim seja.



Que o Senhor nos abençoe, nos guarde,
nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.



Gesto concreto
Conhecemos crianças que sofrem? O que podemos fazer por elas? Qual ação em grupo ou individualmente vamos assumir?



Novena de Natal 2014
Paróquia São Judas Tadeu - Campo Limpo
www.paroquiasaojudas.com
facebook.com/paroquiasaojudas
twitter.com/paroquiasjudas
11/5841-0574