4.º Encontro da Novena de Natal 2014

Vimos sua estrela e viemos adorá-lo
4.º Encontro da Novena de Natal 2014

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Deus nos fala
Leitura do Evangelho de Mateus 2, 1-12.

Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram magos do Oriente a Jerusalém, perguntando: "Onde está o rei dos judeus recém-nascido? Com efeito, vimos sua estrela no seu surgir e viemos homenageá-lo". Ouvindo isso, o rei Herodes ficou alarmado e com ele toda Jerusalém. E, convocando todos os chefes dos sacerdotes e os escribas do povo, procurou saber deles onde havia de nascer o Cristo. Eles responderam: "Em Belém da Judéia, pois é isto que foi escrito pelo profeta:
E tu, Belém, terra de Judá,
de modo algum és o menor entre os clãs de Judá,
pois de ti sairá um chefe
que apascentará Israel, o meu povo".

Então Herodes mandou chamar secretamente os magos e procurou certificar-se com eles a respeito do tempo em que a estrela tinha aparecido. E, enviando-os a Belém, disse-lhes: "Ide e procurai obter informações exatas a respeito do menino e, ao encontrá-lo, avisai-me, para que também eu vá homenageá-lo". A essas palavras do rei, eles partiram. E eis que a estrela que tinham visto no céu surgir ia à frente deles até que parou sobre o lugar que se encontrava o menino. Eles, revendo a estrela, alegraram-se imensamente. Ao entrar na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o homenagearam. Em seguida, abriram seus cofres e ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonho que não voltassem a Herodes, regressaram por outro caminho para a sua região.

Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor!

Reflexão
Os sábios do Oriente eram pessoas atentas. Identificaram no céu uma estrela diferente e entenderam que ela tinha algo a revelar: o nascimento de um rei. Eles se interessaram pelo rei. Ninguém sabe como foi que decidiram viajar. Não sabemos qual idade eles tinham. A tradição nos fornece apenas seus nomes: Baltazar, Gaspar e Melquior. Ao pousar os pés na gruta foram envolvidos pela presença de Deus. Ajoelharam-se com cuidado e solenidade. Momento irrepetível na história do universo! O céu está deitadinho ali! Num instante, as dúvidas e o cansaço desaparecem. Percebem que o rei é menor e muito maior do que imaginavam, pois nenhum coração humano jamais conseguiu pressentir as surpresas de Deus. Maria e José gostaria de oferecer a eles alguma coisa. "Não, não precisa". Aqui se tem tudo, mesmo não se tendo quase nada. O eterno, o infinito e o onipotente contidos num corpinho tão pequeno.

Que o Senhor nos abençoe, nos guarde,
nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Gesto concreto
Jesus está chegando e é preciso "preparar o terreno", para acolher a Ele. Em nossa Paróquia teremos horários especiais de confissões dos dias 16 a 19/12 (de terça a sexta da próxima semana). Prepare-se bem e vá até o pedindo que lhe atenda em confissão. Para encontrar Deus é preciso "ir", "sair de si", como fizeram os Reis Magos.

Novena de Natal 2014
Paróquia São Judas Tadeu - Campo Limpo