1.º Encontro da Novena de Natal 2014

Maria cheia de Graça (Lc 1, 28)
1.º Encontro da Novena de Natal 2014

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Deus nos fala
Leitura do Evangelho de Lucas 1, 26-38:

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. Entrando onde ela estava, disse-lhe: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" Ela ficou intrigada com essa palavra e pôs-se a pensar qual seria o significado da saudação. O Anjo, porém acrescentou: "Não temas, Maria! Encontraste graça junto de Deus. Eis que conceberás no teu seio e darás à luz um filho, e o chamarás com o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará na casa de Jacó para sempre, e o seu reinado não terá fim". Maria, porém, disse ao anjo: "Como é que vai ser isso, se eu não conheço homem algum?" O Anjo lhe respondeu: "O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo vai te cobrir com a sua sombra; por isso o Santo que nascer [de ti] será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice, e este é o sexto mês para aquela que chamavam de estéril. Para Deus, com efeito, nada é impossível". Disse, então, Maria: "Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo tua palavra!" E o Anjo a deixou.

Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor!

Reflexão
O Advento é um tempo forte, que nos torna "fortes" para ajudar os outros. É um tempo que nos ajuda a ser vigilantes, prontos no amor concreto aos pequenos com os quais nos encontramos pelo caminho. O Natal acontece primeiro em nosso coração, depois em nossa família e, por fim, em nossa comunidade. Natal é alegria, é reviver aquele momento em que Jesus veio morar entre nós. Esse momento foi a anunciação.
Peçamos o auxílio de Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, para vivermos bem este tempo de graça que é o Advento e esta Novena, para deixar Jesus nascer em nossas vidas, ouvindo esta canção:

Que o Senhor nos abençoe, nos guarde,
nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna,
por intercessão da Virgem da Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe. Amém.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Gesto concreto
Que tal celebrar a novena reunindo todos os seus familiares ou quem sabe formar um grupo no local onde você trabalha? Não precisa reunir muitas pessoas, pois Jesus garantiu a sua presença mesmo onde apenas dois se reúnem em seu nome (cf. Mt 18, 20).

Novena de Natal 2014
Paróquia São Judas Tadeu - Campo Limpo